.
Proximo
   Voltar  
Umuarama - Campos do Jordão - Sao Paulo - Florestas Nativas Preservadas
 Projeto-2012 - apos lida a Exposiçao de Motivos vide o Andamento da Obra 
As  rochas  na superficie impediam a conservação da rua

                               A parte critica no alto da subida              Foto Francisco Cezarino
      Um trecho acidentado de rua (222 metros) - o acesso geral ao Umuarama, vem causando problemas de ordem administrativa e constantes dispendios irrecuperáveis aos proprietários.  O problema pode vir ser solucionado, em caráter definitivo através de sua pavimentação!
   A Colonia Mackenzie é mantida de maneira impecável pelo seu gerente, Gabriel de Jesus Ribeiro.   Por outro lado, o Umuarama, no concernente à conservação de ruas internas, trilhas, suprimento de agua e serviços de portaria (24 horas),
é a pleno contento mantidopela Associação dos Proprietarios no Umuarama.
Croquis do trecho por  pavimentar

    Constantemente, sobrevêm as contingências da restauração da rua de acesso geral ao condomínio - particularmente o trecho acidentado, coberto de rochas, que impedem a sua restauração. (Vide Fotos )
    O problema aflige tanto o responsavel pela Colonia Mackenzie, como também ao supervisor da Associação de Proprietários, pois tem como consequência, dificultar o acesso às concessionárias de serviços publicos (Telefonica, Electro, Remoçao de Lixo, etc) além do transito dos onibus escolar  e dos frequentadores da Colonia Mackenzie e o acesso individual aos condôminos.
Proximo
   Voltar  
Umuarama - Campos do Jordão - Sao Paulo - Florestas Nativas Preservadas
    Leia a Exposição de Motivos, adiante transcrita, enviada pelo representante da Associação, ao Conselho Consultivo com cópia aos Associados,  que tem por finalidade elucidar o assunto com detalhes.
   A
solução definitiva do problema - pavimentar o trecho crítico de 222 metros, dependerá da deliberação dos associados na Assembléia geral ordinaria a relizar-se em  20-6-2012, na séde da associação em S. Paulo.
===============================================================
01 de Junho de 2012  
De:      William Conceiçao Hering
aos:     Conselheiros Consultivos da Associação dos Poprietarios no Umuarama

Ref.: Votação do Projeto de Pavimentação de um trecho de Acesso ao Umuarama

Prezados senhores,
 
    Considero desperdício desgastante discutir em assembleia, detalhes já anteriormente elucidados.  Com o intuito de poupar o valioso tempo de todos, me permití elaborar a presente exposição de motivos (uma síntese das razões que me induziram a propor este projeto - Pavimentação-2012).                Pessoalmente: considero descartada qualquer outra alternativa, para eliminar a problematica manutenção deste trecho de acesso ao Umuarama, que é  utilizado por todos os associados sem exceção !
    1 - O trecho em objeto contém dois pontos críticos cobertos de rochas não removíveis no leito carroçável.  Isto ocorreu em decorrência da ação do tempo (chuvas), no curso dos ultimos 70 anos.
  Na época em que a estrada foi aberta, ha mais de 90 anos, estas rochas se encontravam aproximadamente a um metro de profundidade, não constituíndo então problema quanto à conservação da rua.
        Ha varios anos, devido às chuvas durante décadas, foi sendo removida a camada de terra que as encobria. Afloraram à superficie, forçando-nos desde então a desperdiçar inutilmente material e mão de obra, onerando sistematicamente o condomínio.
    Logo após à conclusão de cada reparação, as chuvas de verão removem:  terra, pedregulho e "bica corrida" ali colocados, descobrindo novamente as rochas.  Cumpre notar que estas, também impedem a canalização das águas ao lado Leste da rua, que então fluem fatalmente em direção ao centro do leito da mesma, arrastando para o vale tudo que alí foi depositado artificialmente, assoreando corregos e o lago da propriedade vizinha.
    2 - Alguem poderá alegar : "isto é assunto de responsabilidade da Prefeitura".
   Esclareço : "o trecho de estrada, da ponte até a portaria, está localizado dentro da área particular de propriedade do Instituto Presbiteriano Mackenzie" - ( basta examinar a descrição da propriedade Mackenzie na Certidão do Registro de Imoveis );
    3 -  A execução, desta pavimentaçao, constitui uma solução definitiva para o problema.  Representará uma consideravel economia futura em materiais, mão de obra e encargos administrativos, que atualmente oneram todos os associados.
 Será também um fator inegável de valorização de cada uma das  propriedades dentro do Umuarama como também da propriedade vizinha (Sr. Aizik Helcer).
    4 -  Tal melhoria constituirá  um incentivo para os funcionários, (tanto do Instituto P. Mackenzie como da associação), no sentido de se dedicarem com mais ânimo às demais tarefas de manutenção no Umuarama.  Êstes se darão conta de que prevalece o bom senso por parte dos proprietários.              Notei isto nitidamente, quando da conclusão da obra de Pavimentaçao-2011 (subida "Oripaba").      Anteriormente a tal melhoria,  notava a frustração sentida pelos funcionarios, após varios dias de trabalho árduo, se darem conta de que todo o esforço foi vão, vendo tudo destruído em consequência de apenas uma hora de chuva. Pior, posteriormente, ainda virem a ser apontados injustamente como "negligentes". 
 
Veja o que foi realizado em  2011 e compare : 

          http://www.agroreserve.com/Umuarama/Umuarama-Vistas-0-5.html

    5 - Uma eventual possibilidade:  Talvez obtenhamos uma contribuição
da parte do proprietário vizinho sr.Aizik Helcer, para a execução desta melhoria.          Após haver recebido a correspondencia do Instituto P. Mackenzie, em principio aprovando a idéia da pavimentação, enviei cópia do projeto e estimativa do custo ao Eng. Alexandre Gonçalves, que presta assessoria à familia Helcer em C. Jordão.       Propus-lhes participarem com 1/3 nos encargos previstos.  Ha duas semanas os mesmos vistoriaram o local pessoalmente, e ficaram de transmitir-nos uma proposta.
    6 - Outrossim, com a finalidade de tornar a contribuição mais suportavel aos associados, tenciono propor na assembleia, a àqueles que expressamente o solicitarem na ocasião, seja facultado pagarem sua contribuição em até 10 (dez) parcelas mensais iguais sucessivas sem acréscimo.
Bem entendido, isto até o limite máximo dos 20 % do valor global estimado para a obra.
    7 - Informo ainda, que esta será a derradeira obra de pavimentaçao de rua no Umuarama, que eu apoiarei com o meu voto;
    8 - Quero enfatizar que exerço a supervisão dos trabalhos no Umuarama, tendo em vista o interesse dos associados, como voluntário.    Nada espero dos senhores beneficiados, senão uma séria reflexão, no sentido de votarem conscientemente com relação a esta melhoria!
     Caso exista algo errado, em desacordo ao que no Umuarama vem sendo realizado, queiram enviar por escrito sua crítica ou sugestão construtiva, a fim de que possamos avalia-la e se possivel colocá-la em prática.
                       William Conceiçao Hering
 As rochas no passado eram originariamente cobertas por camada de terra
.
Trecho crítico no início da subida                   Foto Francisco Cezarino      
Proximo
   Voltar  
Umuarama - Campos do Jordão - Sao Paulo - Florestas Nativas Preservadas