Proximo
-  Campos do Jordão - SP - BR

  240 Hectares de Florestas Nativas  Preservadas com trilhas

  English-text                                                                                           Agua-Colonia-2015
U M U A R A M A  -  "Onde amigos se encontram " -  Campos do Jordão-S.P. - Julho de  2007

O  Umuarama, é a propriedade particular, localizada a 6 km da cidade de Campos do Jordão, constituída por uma área de 240 Hectares (120 Alqueires) cobertos por florestas preservadas por seus 54 proprietários.

O Umuarama foi originariamente criado na década de 1920, por um grupo de religiosos evangélicas, através da constituição da "Associação Umuarama de Campos do Jordão".

 Duas glebas maiores ( com mais de 115 hectares cada), são atualmente propriedade do Instituto Presbiteriano Mackenzie e Associação da Igreja Metodista. Ali estão situadas as mais altas nascentes do
  Estuário do Rio da Prata.   A divisa entre estas duas propriedades
é o vale por onde flue o córrego alimentado por multiplas nascentes e que desaguam em dois lagos.

Devido ao propósito dos proprietários, em preservar o meio ambiente, não cogitam em parcelar a área, exceto de conformidade com a legislação ora em vigor;

 A administração do Umuarama é exercida pela Associação dos Proprietários no Umuarama.

 O condomínio "de fato" existe ha quatro décadas, desde o fechamento do antigo Hotel Umuarama, cujo prédio foi posteriormente restaurado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie e transformado em Colônia de férias do Instituto, destinada a abrigar professores, administradores e alunos.

 A antiga Associação Umuarama de Campos do Jordão, somente arrendava terrenos dentro do então chamado "Retiro Umuarama", mediante uma contribuição anual para a manutenção da área, a pessoas interessadas em ali construirem suas casas para descanso e recuperação, cujos contratos vigoravam por prazo indeterminado e continham cláusulas restritivas proibindo: caça, pesca, fabricação de bebidas alcoólicas, realização de bailes, exercicio do comércio,  produção de ruídos que molestassem vizinhos etc.
  Outrossim, c
lausulas expressas nos contratos de comodato, asseguravam aos comodatarios o dominio futuro das respectivas áreas ocupadas.  Na hipótese da dissolução da Associação, os arrendatários que houvessem preenchido todas as condições contratuais, receberiam sua Escritura definitiva de Transferência de Propriedade, outorgadas ou pela Associação Umuarama de Campos do Jordão ou por seus eventuais sucessores.

      Em 1985 sobreveio a extinção da então Associação Umuarama de Campos do Jordão. A maioria dos então "arrendatarios" receberam suas Escrituras definitivas.   Na época já existia, pode-se dizer um "condomínio de fato", cujos estatutos não foram levados a registro, entretanto suas cláusulas restritivas perduraram inalteradas até então.e constam expressas nos Estatutos da atual Associação dos proprietarios de 2007.
Em 21 de março de 2007  constituíu-se a "Associação dos Proprietários no Umuarama", com finalidade de representar os interesses do Umuarama, visando
particularmente preservar ali o meio ambiente, assegurar a observância das restrições estabelecidas quando da origem do Umuarama, conservar ruas internas, trilhas, prover serviço de vigilância (portaria), manter o suprimento de água na área etc.

     Associação dos Proprietários no Umuarama - Tel.: (011) 3258-4635 - SP   (desde 1975)                

Proximo Umuarama - Campos do Jordão - Sao Paulo - Florestas Nativas Preservadas Indice